Home Notícias Sobre o Consulado Assuntos Consulares Declarações de Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores
Home > Notícias
A Cônsul-Geral publicou artigo na ocasião do 44° aniversário das relações diplomáticas China-Brasil e do Dia da Imigração Chinesa
2018/08/15
 

No dia 15 de agosto de 2018, a Cônsul-Geral Chen Peijie publicou no jornal Folha de São Paulo o artigo intitulado " Uma amizade que vence a distância geográfica ". Veja a íntegra do texto completo.

O dia 15 de agosto é uma data importante para os povos da China e do Brasil.

Foi nesta data, há 44 anos, que os dois países estabeleceram oficialmente suas relações diplomáticas, abrindo uma nova era no relacionamento bilateral. Mais de quatro décadas depois, estamos celebrando também nesta data o "Dia Nacional da Imigração Chinesa", um novo marco na história da nossa amizade. Não posso deixar de registrar minha gratidão a todos os amigos que contribuem de forma incansável para levar adiante este relacionamento amistoso!

E este relacionamento tem uma longa história. Dois séculos atrás, um grupo de agricultores chineses cruzou os mares para trazer as técnicas do cultivo do chá ao Reino do Café, dando início, então, à amizade entre os dois povos em meio ao aroma das duas bebidas. Ao longo dos mais de 200 anos, tanto o governo como o povo do Brasil acolheram os imigrantes chineses de maneira solidária e hospitaleira, oferecendo condições para que aqui se instalassem, prosperassem e se integrassem à sociedade. Com seu trabalho árduo e o empreendedorismo, os imigrantes chineses convivem em harmonia com os brasileiros, desempenham um papel único na promoção das relações bilaterais e do intercâmbio humano e retribuem à sociedade que os acolheu. A criação do "Dia da Imigração Chinesa" é um reconhecimento da contribuição dos imigrantes chineses no desenvolvimento  socioeconômico do Brasil, uma reafirmação desse companheirismo, e uma prova da profunda amizade entre as duas nações e os dois povos.

Essa amizade consolidou-se ainda mais quando os dois países elevaram suas relações à categoria de Parceria Estratégica Global. Desde o início dos laços diplomáticos, o relacionamento bilateral vem-se desenvolvendo estavelmente sobre a base de respeito e igualdade. Apesar da distância geográfica que nos separa, criamos um paradigma no mundo para relações e cooperações entre dois países. No mês passado, durante um encontro bilateral na África do Sul, os chefes de estado da China e do Brasil abordaram a coordenação entre a iniciativa Um Cinturão e Uma Rota e estratégias brasileiras de crescimento como o PPI, além de ampliar a cooperação em inovação e estreitar intercâmbios humanos, injetando, com isso, novo vigor ao relacionamento sino-brasileiro.

Os estados sob jurisdição deste Consulado também estreitaram seus intercâmbios com inúmeras províncias e cidades da China, estabelecendo vários estados-irmãos ou cidades-irmãs. A parceria pragmática é frutífera nas áreas de infraestrutura, energia, finanças, agricultura, ciência e tecnologia, trazendo benefícios para ambos os lados. Já as atividades culturais são mais variadas e coloridas: impressionante show de acrobacia --"Primavera em Todo o Mundo", celebração animada do Ano Novo Chinês, flash mob com cheongsam na Avenida Paulista, inauguração da "Praça da China" com uma estátua de bronze de Confúcio na cidade de Curitiba. Além disso, seis municípios do leste do estado de São Paulo comemoraram o Dia da China, foram realizadas celebrações do Festival das Lanternas, a Festa da Culinária Chinesa e o Festival do Meio Outono, neste último, o público foi convidado a apreciar a lua cheia nas Cataratas do Iguaçu. São exemplos da intensidade do convívio entre as duas culturas. A interação solidária também se intensificou: a polícia de São Paulo organizou palestras sobre segurança pública e reforçou a patrulha voltada para a comunidade chinesa, enquanto os imigrantes chineses realizaram doações e atividade beneficentes para a sociedade local.

Montanhas e as águas não são obstáculos para quem compartilha os mesmos ideais. Os imigrantes chineses venceram as barreiras geográficas e criaram uma história de amizade entre os hemisférios oriental e ocidental. Hoje estamos num novo ponto de partida para fazer uma retrospectiva das nossas relações amistosas e abraçar um belo futuro. Como disse o embaixador da China no Brasil, Sr. Li Jinzhang, vamos trabalhar juntos para construir uma comunidade de destino compartilhado, de interesse recíproco e de mescla cultural. Desejo prosperidade e felicidade à comunidade chinesa no Brasil! Viva a amizade entre as duas nações e os dois povos! De mãos dadas vamos escrever um novo e virtuoso capítulo nas relações sino-brasileiras!

Suggset To Friend:   
Print