Home Notícias Sobre o Consulado Assuntos Consulares Declarações de Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores
Home > Notícias
Discurso da Cônsul Geral da China na recepção relacionada à proteção consular
2018/01/10
Excelentíssima Assessora Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, Dra. Ana Paula Fava,
Excelentíssimo Deputado Federal, Dr. Herculano Passos,
Excelentíssimo Comandante do Policiamento da Capital, representante do Coronel PM Nivaldo Cesar Restivo-Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Celso Luiz Pinheiro,
Excelentíssima Diretora do DHPP, Dra. Elizabete Ferreira Sato Lei,
Amigos das organizações policiais e da comunidade chinesa,
Representantes das empresas e estudantes chineses,
Todos os amigos que acompanham o trabalho do Consulado Geral,
Senhoras e senhores,
 
Boa noite!
Muito obrigada pela vossa presença nessa recepção. O tema do evento é proteção e assistência consular. Gostaríamos de agradecer aos amigos vindos de todos os setores da sociedade que nos têm prestado apoio e ajuda durante o ano. A homenagem para os amigos da polícia, da comunidade e de empresas chinesas é justa e merecida. Mais uma vez, muitos parabéns e muito obrigada!
 
Amigos, com a China cada vez mais aberta, há um número crescente de empresas e cidadãos chineses indo para o exterior. Em 2016, o número total de residentes chineses que fizeram turismo ao exterior ultrapassou os 130 milhões. Mais de 30 mil empresas chinesas se registraram em países estrangeiros e realizaram cooperações pragmáticas. Mais de 5 milhões de cidadãos chineses se instalaram no exterior e mais de 1,7 realizaram intercâmbio de estudos. Um número considerável de cidadãos chineses vivem, trabalham, estudam e viajam na área de jurisdição consular do Consulado, que abrange quatro estados do sudeste do Brasil. Trata-se de centenas de milhares de pessoas, além de centenas de empresas chinesas que aqui fazem investimento e cooperação, fato faz com que o Consulado Geral tenha uma grande responsabilidade pelo trabalho de proteção consular.
 
Em 2017, o Consulado Geral tratou sucessivamente de mais de 120 casos de proteção e assistência consular, envolvendo casos de homicídios, sequestros, roubos, acidentes de trânsito, adoecimentos, entre outros. O Consulado, a comunidade e empresas chinesas e a polícia coordenaram de maneira harmoniosa e eficiente assuntos de segurança. A operação policial contra grupos criminosos obteve sucesso. A cooperação policial China-Brasil conseguiu resultados frutíferos. Durante o tratamento dos casos, obtivemos apoio firme de todos os setores da sociedade da nossa área de jurisdição consular.
 
O Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Dr. Mágino, o vice-secretário estadual da Segurança Pública, Dr.Sérgio Turra Sobrane, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Restivo, o Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Youssef acompanham de perto os assuntos da segurança pública e reafirmaram várias vezes que a proteção dos cidadãos chineses em São Paulo é de responsabilidade obrigatória da polícia paulista. A Diretora do DHPP, Dra. Elizabete Ferreira Sato Lei, o Dr. Ronaldo do DEIC e sua equipe trabalharam com muita diligência. Enfrentaram fortemente casos criminais envolvendo vítimas chinesas, desbarataram grupos de crime, resgataram sequestrados, além de prestarem pessoalmente palestras à comunidade chinesa. Os órgãos responsáveis pela segurança pública, como o 45º Batalhão de Polícia Militar, o 1º Distrito Policial e o 8º Distrito Policial intensificaram as patrulhas e a investigação de casos nas zonas onde vive a maior parte dos comerciantes chineses. O Dr. Mario, Presidente do CONSEG da 25 de Março e Sé, se preocupa com a segurança e direitos legais dos cidadãos chineses nessa zona. Muitos amigos de todos os setores do Brasil e a comunidade chinesa trabalharam em estreita colaboração com o Consulado, prestando assistência oportuna e desinteressada aos cidadãos chineses com problemas e realizando um grande trabalho detalhado e efetivo para proteger a segurança e os direitos e interesses legais dos cidadãos chineses.
 
Em nome do Consulado, e, se me permitem, também em nome dos cidadãos chineses que receberam vossa simpatia e ajuda, gostaria de expressar os meus sinceros agradecimentos. Agradeço a todos pelo apoio concreto aos cidadãos e empresas chineses, e pelo auxílio forte ao trabalho do Consulado, especialmente, na área de proteção consular.Vosso apoio é uma garantia importante para o nosso trabalho.
 
No futuro, com o aprofundamento da parceria estratégica global entre China e Brasil e o reforço no intercâmbio e cooperação nas áreas de economia, comércio e cultura, o trabalho de proteção e assistência consular enfrentará uma pressão crescente. O Consulado vai continuar a fazer o melhor trabalho possível, seguindo o espírito do governo chinês de servir o povo com a diplomacia .
 
Por um lado, é essencial exercer o trabalho de proteção consular preventiva. Atualmente, através da publicação oportuna dos avisos consulares, da abertura de coluna sobre informações de proteção consular no Jornal Diário Chinês para América do Sul, da tradução da Lei de Migração para o chinês, e da emissão do Manual de Proteção Consular, o Consulado atingiu certos resultados no reforço do trabalho de proteção consular, e vai continuar se empenhando nessa área. Essas iniciativas são importantes também para os cidadãos chineses intensificarem sua própria capacidade e conscientizarem-se sobre as precauções de segurança, trabalhando e vivendo em conformidade com a lei.
 
Ao mesmo tempo, é particularmente importante que os amigos de todos os setores da nossa área de jurisdição consular continuem seu apoio e cooperação com o Consulado Geral. Espero que a interação na área de segurança entre o Consulado, a comunidade chinesa, empresas chinesas e forças policiais seja mais positiva e eficaz, com o Consulado interagindo mais estreitamente com o governo e entidades responsáveis pela aplicação da lei em todos os níveis, e os amigos de todos os setores, especialmente da comunidade chinesa, continuando a prestar assistência. Vamos nos esforçar em conjunto no trabalho de proteção e assistência consular aos cidadãos chineses e no estímulo às relações de parceria estratégica global entre China e Brasil.
 
Aproveitando essa oportunidade, gostaria também de dizer a todos que o Cônsul Geral Adjunto, Sr. Fu Changhua terminará seu mandato no futuro próximo. Nos últimos dois anos, ele tem contribuido muito para o trabalho do Consulado, incluindo o da proteção consular. Desejo que tudo corra bem no seu novo trabalho.
 
Com a chegada do próximo ano, desejo a todos os convidados um feliz ano novo, sucesso na carreira, boa saúde e família feliz!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Suggset To Friend:   
Print