Home Notícias Sobre o Consulado Assuntos Consulares Declarações de Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores
Home > Notícias
Discurso da Cônsul Geral da China em São Paulo na Celebração do Festival das Lanternas
(3 de março de 2018, Parque Ibirapuera)
2018/03/08

Caros convidados

Professores, alunos, amigos,

Boa noite!

É com grande alegria que estou aqui junto a vocês nesse belo Parque o Ibirapuera para celebrar o Festival das Lanternas.

Nesse momento, em nome do Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo, desejo a todos um ano novo cheio de felicidades. Ao mesmo tempo, gostaria de expressar os meus agradecimentos especiais aos professores e alunos do Instituto Confúcio na UNESP por sua disponibilidade e dedicação. Agradeço também a todos que estão participando da apresentação, especialmente a banda Su Yang vinda da China, vindo de tão longe. Espero um show fantástico hoje a noite! Obviamente, gostaria de expressar minha gratidão também a todos os amigos presentes que amam a cultura chinesa. Obrigada pela sua participação e apoio!

A China é um país com uma longa história e uma civilização esplêndida. O Festival das Lanternas já tem mais de 2, 000 anos de história na China. É um festival que implica a felicidade e reunião familiar. Todos os anos nesse dia, as pessoas vão assistir às lanternas e apreciar a lua, participam de adivinhas das lanternas e provam YUANXIAO--bolinho feito com arroz glutinoso recheado com diversos ingredientes. Todos ficam maravilhados com o evento. O Parque Ibirapuera hoje também estará cheio de luzes em todos os lugares, com os elementos chineses na: caligrafia, arte de corte de papel, cheongsam e outras atividades. Sentimos o "sabor" chinês mesmo longes de nossa terra natal e nossos amigos locais também conseguem experimentar de perto a cultura chinesa colorida.

Meus amigos, China e Brasil são os maiores países em desenvolvimento do hemisfério leste e oeste, respectivamente. Eles compartilham os mesmos sentimentos e emoções do povo, que é a fonte espiritual da amizade tradicional entre China e Brasil. Em setembro do ano passado, o presidente da China Xi Jinping e o presidente do Brasil se encontraram. O intercâmbio e cooperação das experiências das civilizações e cultura se tornaram um novo ponto brilhante nas relações entre os dois países.

Nos últimos meses, as atividades de intercâmbio cultural nos quatro estados da nossa área de jurisdição consular foram um sucesso. O evento "Dia de Portas Abertas" do Consulado Geral com o tema da cultura chinesa e o Concurso "China e eu" organizado junto com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Instituto Confúcio. A Festa do Ano Novo Chinês e o passeio ciclístico organizado pela comunidade chinesa na semana passada atraíram centenas de milhares de participantes. O espetáculo “Si Hai Tong Chun – Primavera em Todo o Mundo” com apresentações de acrobacias traz aos locais uma experiência única e esplêndida. O evento "Dia da China" em seis cidades da região leste de São Paulo e o Festival da Lua Cheia do Meio Outono perto das Cataratas do Iguaçu. A exposição de obras de arte moderna chinesa da Bienal de Curitiba. A cidade de Curitiba nomeou a "Praça da China" e ergueu uma estátua de Confúcio. O festival de gastronomia e "Flash mob" na rua organizado pela comunidade chinesa em São Paulo e assim por diante. Todos permitiram aos amigos uma apreciação da cultura chinesa e reforçaram o entendimento e amizade mútua.

A celebração do Festival das Lanternas hoje é mais um banquete como a cereja no topo do bolo. Hoje à tarde, a dança do leão, dança folclórica , artes marciais, Tai Chi e a magia das associações e escolas locais trouxeram aos participantes uma experiência emocionante e agradável. E as barraquinhas sobre a cultura chinesa também se destacam como uma combinação de conhecimento e diversão. A apresentação dos cães da polícia militar explica o tema do Ano do Cachorro de forma interessante. Daqui a pouco, o show do Su Yang vai certamente trazer aos amigos um outro tipo de prazer artístico. Espero que vocês tenham um ótimo dia e terão uma memorável noite. Como todos dizem, a lua no meio de mês só ficaria cheia no dia seguinte, quer dizer, é hoje mesmo. Desejo aos meus amigos muitas felicidades nessa noite de lua cheia e o ano do cachorro prosperando! Desejo a amizade sempre verde e duradoura entre China e Brasil !

Obrigada!

 

 

 

 

 

 

Suggset To Friend:   
Print