Home Notícias Sobre o Consulado Assuntos Consulares Declarações de Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores
Home > Notícias
O Consulado Geral da China em São Paulo organizou a recepção em comemoração do 68° Aniversário da Fundação da Republica Popular da China
2017/09/26
                Em comemoração do 68° Aniversário da Fundação da Republica Popular da China, o Consulado Geral da China em São Paulo organizou a recepção na sede do Consulado na noite do dia 22 de setembro. O representante do Governador de São Paulo, Secretário de Educação de Estado, Sr. José Renato Nalini, o representante do Prefeito de São Paulo, Secretário Adjunto das Relações Internacionais, Embaixador Affonso Massot, o representante do Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos e Prefeito de Campinas, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, Sr. André Von Zuben participaram da recepção e proferiram discurso. O evento solene contou com a presença do Secretário de Energia e Mineração do Estado, Sr. João Carlos de Souza Meirelles, dos amigos brasileiros e dos representantes das comunidades chinesas, da impresa chinesa, dos Institutos Confucios e dos estudantes chineses.
                A Cônsul-Geral Sra.Chen Peijie proferiu discurso durante a recepção, segue abaixo o texto completo do discurso:
 
Excelentíssimo Representante do Governador de Estado, Secretário da Educação do Estado de São Paulo, senhor José Renato Nalini,
Excelentíssimo Secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, senhor João Carlos de Souza Meirelles,
Excelentíssimo Representante do Prefeito de São Paulo, Secretário-adjunto Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, senhor embaixador Affonso Massot,
Excelentíssimo Representante do Prefeito de Campinas e Presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, senhor André von Zuben
Excelentíssimo Presidente da Associação Chinesa do Brasil, senhor ZHU Suzhong,
Senhoras, senhores e amigos,
 
                Boa noite! Estou muito contente por poder reunir-me com todos nessa ótima noite, celebrando o 68°aniversário da fundação da República Popular da China. Primeiramente, gostaria de prestar, em nome do Consulado Geral da China em São Paulo, as calorosas boas vindas a todos convidados presentes!
                Amigos, apesar de 68 anos representarem um piscar de olhos na história do ser humano, já testemunharam um processo de grandes mudanças na China. A China de hoje é a segunda maior economia do mundo, o maior país em comércio de bens e o segundo maior investidor direto no exterior. Mais de 700 milhões de pessoas conseguiram sair da pobreza, ao mesmo tempo em que todos os 1.3 bilhões de chineses experimentaram elevação significativa em seu nível de vida. Nos últimos cinco anos, seguindo os valores da inovação, coordenação, respeito ao meio ambiente, abertura e compartilhamento do novo modelo de desenvolvimento proposto pelo governo chinês, a economia chinesa tem mantido sempre uma tendência de desenvolvimento estável. O PIB cresce 7,2% ao ano em média, atingindo 6,9% no primeiro semestre do ano corrente, com taxa média de contribuição anual de 30% ao desenvolvimento econômico mundial. 13.91 milhões de pessoas saem da pobreza por ano em média. O povo chinês sente orgulho por sucessos como estes. No próximo mês, ao ser realizado o 19°Congresso do Partido Comunista Chinês, no qual se planejará o futuro do País, a história do desenvolvimento da China se encontra mais uma vez em um novo início. Vamos aguardar com expetativa o sucesso do congresso e seus resultados frutíferos.
                Amigos, no mundo atual, a tendência de paz e desenvolvimento continua forte, à medida em que os valores da paz, desenvolvimento, cooperação e sucesso mútuo são seguidos pelos povos de todos os países. Ao mesmo tempo, enfrentamos muitos desafios. Em vista disso, a China contribui com sua própria sabedoria e plano, propondo uma imagem do futuro da humanidade como um caminho compartilhado, seja de prosperidade, seja de dificuldades. Temos a iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, no espírito da qual foi realizado com sucesso em maio deste ano o Fórum da Faixa e Rota para Cooperação Internacional. O Fórum estabelece uma plataforma para cooperação concreta para alcançar a convivência, construção conjunta, e compartilhamento entre os participantes. Apoiamos a cooperação do BRICS: no início deste mês, a Reunião da Cúpula do BRICS foi realizada com sucesso, iniciando uma segunda “década dourada” para a cooperação dos países do bloco, criando o modelo do BRICS Plus e ampliando as oportunidades de cooperação para mercados emergentes e países em desenvolvimento. No futuro, como o chanceler, Sr. Wang Yi, disse, a China continuará a desempenhar um papel de âncora da conjuntura internacional, de motor do crescimento mundial, de energia positiva do desenvolvimento pacífico e de nova força para a governança global.
                "A boa vontade faz do longe perto". Apesar da longa distância entre China e Brasil, o intercâmbio e amizade dos povos têm sua origem desde muito cedo. China e Brasil experimentam freqüentes intercâmbios de alto nível, aprofundamento do contato estratégico e confiança política recíproca. No início deste mês, o presidente Xi Jinping e o presidente Temer se encontraram e concordaram em aprofundar a tradicional amizade sino-brasileira e promover uma parceria estratégica global para alcançar um desenvolvimento ainda maior. Na qualidade dos dois maiores países em desenvolvimento nos hemisférios oriental e ocidental , China e Brasil possuem um objetivo comum de cooperação com sucesso mútuo. A cooperação pragmática entre os dois países se mantém estreita. No primeiro semestre deste ano, o volume de comércio bilateral atingiu aproximadamente US $ 42 bilhões, um aumento de 35% em comparação ao mesmo período do ano passado, tornando-se um destaque e modelo para a cooperação do BRICS e relações Sul-Sul. O intercâmbio cultural também está estreito e de forma abundante. O samba, a Amazônia, o futebol, o café gozam de grande fama na China e a excelente cultura tradicional chinesa atrai cada vez mais amigos brasileiros.
                Amigos, um mês atrás, cheguei a São Paulo como a décima Cônsul Geral da China em São Paulo. Depois de conversas com amigos de todos os setores na nossa área de jurisdição consular, tomei conhecimento de que o intercâmbio e a cooperação entre o Estado de São Paulo, outros estados na nossa área de jurisdição consular e os governos locais na China estão cada vez mais fortalecidos. Aqui acontece a metade do investimento total das empresas chinesas no Brasil. Dentro de um mês desde o início de meu mandato, testemunhei uma série de importantes cerimônias de assinatura e abertura. Mais projetos de cooperação ainda estão em negociação. Os contatos entre províncias e cidades irmãs também são muito estreitos. Além disso, recentemente, também ocorreram muitos eventos que mostram a amizade entre os dois povos, como: a decisão da Câmara Municipal de São Paulo de fixar o dia 15 de agosto como "Dia da Imigração Chinesa"; a doação, pela comunidade chinesa, de mais de 300 mil reais em suprimentos ao Estado de São Paulo e instituições de caridade da cidade; a realização da festa do "Dia Chinês"em seis cidades da região leste do Estado, no último fim de semana; e, no final deste mês, a abertura da Bienal de Curitiba, a qual terá a China como homenageada.
                Todas essas notícias me fizeram sentir profundamente a harmonia entre homem e natureza aqui, onde há um povo acolhedor e amigável com futuro promissor. Experimentei a sinceridade do sentimento das pessoas locais à China e ao povo chinês. Percebi o forte desejo de fortalecimento da cooperação de benefício mútuo, a energia vigorosa e o amplo potencial do desenvolvimento das relações sino-brasileiras. Continuarei a me esforçar, junto a meus colegas do Consulado e pessoas locais de todas as áreas, para promover o intercâmbio amigável e contato cultural entre a nossa área de jurisdição consular e todos os governos e outras entidades locais da China, aprofundar a amizade dos dois povos, promover a interconexão regional, o desenvolvimento interligado e a cooperação pragmática abrangente. Temos o objetivo de tornar mais eficientes as parceiras de benefício mútuo, para promover ainda mais as relações bilaterais. Também gostaria de contar com assistência e apoio de todos vocês!
                De acordo com o calendário chinês, amanhã é o equinócio de outono na China, marcando a chegada da safra da estação. Ao mesmo tempo, aqui no Brasil, chega a primavera, que sinaliza o início e crescimento de todas as coisas. "O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos.", disse o famoso escritor brasileiro Paulo Coelho. Ao felicitar o 68°aniversário da fundação da República Popular da China, vamos também semear as nossas aspirações e realizar os nossos sonhos, para a amizade e cooperação entre China e Brasil, e o bem-estar dos dois povos. Para finalizar, gostaria de propor um brinde a saúde de todos os amigos!
                Obrigada a todos!
 
 
 
 
 
 
Suggset To Friend:   
Print