Home Notícias Sobre o Consulado Assuntos Consulares Declarações de Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores
Home > Notícias
China e EUA vão aprofundar a cooperação dentro do escopo do G20
2016/06/08
China e Estados Unidos concordaram em estreitar a cooperação dentro do escopo do G20 para impulsionar a economia mundial, informou nesta terça-feira um alto funcionário do governo chinês.
Os dois lados trocaram seus pontos de vista sobre a cooperação bilateral e se comprometeram a trabalhar juntos para assegurar o sucesso da cúpula do G20 em Hangzhou que vai acontecer em setembro, disse o Conselheiro de Estado Yang Jiechi as margens do 8o Diálogo Econômico e Estratégico China-EUA.
O diálogo estratégico alcançou resultados frutíferos em nove áreas, disse Yang.
A China valoriza o fato de os EUA terem reiterado a política de Uma Só China e espera que Washington honre com os seus compromissos e apoie o desenvolvimento pacífico das relações no Estreito de Taiwan, sublinhou.
Os dois países têm muitos interesses em comum na região da Ásia-pacífico e enfrentam desafios semelhantes, disse Yang, acrescentando que os dois lados deveriam respeitar os interesses um do outro e fortalecer a comunicação por meio de mecanismos multiníveis, em vez de “cultivar círculos exclusivos”.
Sobre a questão da nuclearização da península coreana, a China reafirmou sua posição em favor da desnuclearização e da manutenção da paz e da estabilidade na península, afirmando que a resolução da questão deve ser alcançada por meio do diálogo e de consultas, disse Yang.
China e EUA pediram para que todas as partes envolvidas trabalhem juntas para criar condições para a retomada do Diálogo das Seis Partes o mais breve possível.
 
 
Fonte: Diário do Povo Online
 

 

Suggset To Friend:   
Print