Home Notícias Sobre o Consulado Assuntos Consulares Declarações de Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores
Home > Avisos do Consulado
Perguntas Frequentes do Anúncio do Ministério de Relações Exteriores e da Administração Nacional de Imigração da República Popular da China sobre a Permissão de Entrada de Cidadãos Estrangeiros com Residência Chinesa Válida de Três Categorias
2020/09/26

Em 23 de setembro de 2020, foi publicado o Anúncio do Ministério de Relações Exteriores e da Administração Nacional de Imigração da República Popular da China sobre a Permissão de Entrada de Cidadãos Estrangeiros com Residência Chinesa Válida de Três Categorias(http://saopaulo.chineseconsulate.org/pl/lggg/t1818712.htm). O Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo gostaria de responder as perguntas frequentes como:

1、O anúncio significa que todos os estrangeiros que já possuem um visto válido poderão entrar na China? Sou brasileiro e possui um visto M/L/Q2/S2 de múltiplas entradas que ainda está dentro do prazo de validade. Poderá entrar no país também?

Não. O visto não é a autorização de residência. O anúncio de 23 de setembro somente se aplica para estrangeiros que possui a autorização de residência chinesa válida, que deverá constar um dos três tipos de categorias: trabalho(工作), assuntos particulares(私人事务) ou reunião familiar.(团聚) Os vistos e outras circunstâncias ainda se aplicam ao anúncio de 26 de março (http://saopaulo.chineseconsulate.org/pl/lsqw/t1762088.htm).

2、O que é a autorização de residência?Como avaliar se a minha autorização de residência atendem aos requisitos do anúncio?

A autorização de residência é emitida para estrangeiros residentes na China. Foi emitida pelo Departamento da Segurança Pública da China depois de entrar no país. Segue abaixo modelo da autorização de residência.

Poderia confirmar se o “Purpose of residence(居留事由)” consigna nas 3 categorias: trabalho (工作), assuntos particulares(私人事务) ou reunião familiar (团聚), e a coluna "Valid Until: xx.xx.xx" para averiguar se atende aos requisitos do anúncio de 23 de setembro.

3、Se eu possui a autorização de residência que atende os requisitos no anúncio, posso entrar diretamente no país com a autorização de residência desde o dia 28 de setembro? Ou ainda preciso solicitar outros documentos?

Sim, precisa. A partir do dia 7 de setembro, os passageiros estrangeiros que partirão do Brasil ou farão o trânsito pelo Brasil com destino à China precisam embarcar em voo com Carta de Declaração de Saúde emitida pela embaixada ou Consulados Gerais da China no Brasil. As companhias aéreas vão verificar a carta antes do embarque do passageiro (http://saopaulo.chineseconsulate.org/pl/lsqw/t1814245.htm). Apesar que se atende aos requisitos do anúncio publicado no dia 23 de stembro, ainda precisa de solicitar a Declaração de Saúde por email antes da viagem.

4、Minha autorização de residência (de trabalho/ assuntos particulares/ reunião familiar) expirou no dia 10 de Março de 2020, posso solicitar um visto?

O anúncio emitido em 23 de setembro se aplica apenas para os três tipos da autorização de residência para os estrangeiros, cuja validade expirou após 0:00 em 28 de março de 2020, e o motivo da viagem para a China deveria permanecer inalterada.

5、Minha autorização de residência (de trabalho/ assuntos particulares/ reunião familiar) expirou após 28 de Março de 2020, como solicito um visto?

Com o atual cenário crítico provocado pela pandemia do COVID-19, já foi suspenso temporariamente o setor consular do consulado desde do dia 13 de abril. Se o seu caso atende aos requisitos do anúncio em 23 de setembro e precisa realmente viajar para China recentemente, poderia entrar em contato conosco, através:

Tel. Temporário de consulta de visto : (11) 99637-6467; Horário de atendimento: Segunda à Sexta-feira (exceto feriados) das 9: 00-12: 00 , 15: 30-17: 30.

Email de consulta: consulatesaopaulo@gmail.com

Suggset To Friend:   
Print